quinta-feira, 5 de março de 2009

O Despertar



O DESPERTAR
Embora muitas pessoas estudem vários anos a fim de desvendar os segredos místicos do universo, apenas alguns poucos abrem os olhos e Despertam para suas verdades individuais. Nenhuma fórmula ou caminho é capaz de decretar o Despertar; esta consciência atinge onde quer, sem distinções. O mago descobre que possui a habilidade de moldar o seu próprio destino e virar o mundo de ponta-cabeça por meio da vontade e prática.
O Despertar pode chegar súbita ou gradualmente. Alguns magos simplesmente “acordam” e percebem ter sido dotados de uma nova forma de compreensão depois de algum acontecimento traumático – ou nenhum acontecimento específico. Outros passam por uma lenta intensificação da consciência, uma longa sequência de pressentimentos, alusões e sentimentos que finalmente levam à iluminação. De qualquer forma, o suplicante entra em um novo mundo. Depois do Despertar, não há caminho de volta.
O despertar revela a um mago nascente o poder de moldar a magia com o seu Avatar, mas não traz um conhecimento prático automaticamente. Estimulados por visões, sonhos ou impulsos subliminares do Avatar, muitos desses magos buscam uma compreensão de sua nova e estranha consciência. Por meio do estudo ou treinamento em uma Tradição, eles descobrem técnicas e formas de controlar seus poderes mágicos. Em troca, a magia deixa sua marca no mago. Os acontecimentos se entrelaçam de formas estranhas e o mago se encontra irrevogavelmente em uma nova estrada, na qual eventos místicos e situações de risco se tornam a norma.

A PROCURA

Depois de Desperto, o Avatar de um mago não fica satisfeito em descansar. Em vez disso, o mago é levado a alturas cada vez maiores de compreensão. Confrontando seus próprios medos e fraquezas, o mago se levanta ante o desafio e atravessa o fogo a fim de se tornar uma alma de boa têmpera, forjada – ou cai, impotente, na tentativa. Em seus sonhos e buscas, o mago tenta, instintivamente, alcançar novos conhecimentos.
Alguns magos deixam de lado a Procura em detrimento do poder mundano ou de ganhos pessoais. Outros se retiram da sociedade, vendo esta como a melhor forma de explorar sua verdadeira natureza. De um modo ou de outro, todos buscam justificar suas crenças. Embora a magia traga poder, este vem da sabedoria. A magia é uma mudança, tanto do exterior quanto do interior. Com essa mudança, o mago é elevado a um estado mais sublime, de boa vontade ou não. . Seguindo o seu inconstante Avatar, um mago pode ser levado a uma Procura a qualquer hora, avançando através de enigmas espirituais e regiões de sonhos em busca da verdade interior ou na tentativa de vencer seus próprios defeitos.
No fim, o mago aprende com suas Procuras e supera as frágeis preocupações da existência humana. Ele coloca seus defeitos e problemas de lado na busca de uma forma mais perfeita. A Ascensão é o fim desse caminho, mas poucos magos chegam tão longe. Muitos nunca passam pelo fogo de suas próprias imperfeições. Alguns são tentados a seguir um caminho mais fácil em direção ao poder. Outros morrem antes de alcançar a verdadeira compreensão. Aqueles que não podem devotar seu tempo aas práticas da magia escolhem passar sua vida prestando serviços, lutando ou se escondendo. Alguns deixam de lado a Ascensão em troca de uma existência diferente como espíritos ou até mesmo deuses. Uma vez que nenhum deles retorna após a Ascensão, não há como dizer onde ela leva, mas as gloriosas revelações que surgem depois de cada Procura demonstram que a Ascensão deve ser um final bastante promissor. Talvez os magos acreditem nesse ideal porque, em um mundo de trevas, o maior dos feitiços é a esperança.

Nenhum comentário: