sábado, 7 de março de 2009

As Nove Tradições - Considerações


AS NOVE TRADIÇÕES

Em inúmeras tradições mágicas, o nove é considerado um número de sorte. Para os seguidores do caminho hermético, esse número representa o mago que carrega a lâmpada da iluminação que atravessa a realidade. O nove também é o cume do poder e da experiência num ciclo de nove fases; ele representa a perfeição da mente e do espírito. Foi baseada em tal símbolo de superstição que a Ordem de Hermes,um grupo antigo de magos influenciados pela magia do Egito, de Salomão, de Tóteme e de outros preceitos de estrutura similar, reuniu as Tradições místicas a fim de formar uma gloriosa união.
O Conselho das Nove Tradições tentou consolidar esse destino. Infelizmente, durante toda a história, ele foi incapaz de preencher todas as nove cadeiras de liderança durante um período significativo de tempo. Oito cadeiras – representando o mundano e suas armadilhas – tem sido o habitual a maior parte do tempo.
Durante algum tempo, houve esperança. Recentemente, com a adição dos Adeptos da Virtualidade, todas aas nove cadeiras foram ocupadas. O Conselho foi revigorado por esse equilíbrio no pêndulo e seus membros realmente acreditaram que conseguiriam derrotar seus inimigos por meio de conjectura numerológica, embora fossem em menor número e não tivessem tantas armas. O Conselho acreditou que essa superioridade, juntamente com sua maior flexibilidade mágica e sua ênfase nas liberdades individuais – sendo esta última mais atraente aos Adormecidos do que o conformismo adotado pela União Tecnocrática – iria fornecer a vantagem necessária para vencer a Guerra da Ascensão.
O Conselho dos Nove serve como uma proteção mútua contra ameaças externas e como um campo neutro onde magos de diferentes Tradições podem trocar idéias ou trabalhar juntos em busca de um mesmo objetivo. O Conselho edificou o que deveria ser uma formidável aliança de Tradições místicas que buscam criar um mundo onde cada pessoa é livre para escolher seu próprio caminho.

Ascensão

As Tradições acreditam basicamente no equilíbrio da interação entre a Ascensão pessoal e o desenvolvimento coletivo da humanidade (tanto espiritual, como material). Os magos deveriam ser um modelo perfeito de suas filosofias, a fim de servir como exemplo aos Adormecidos. Se seus valores forem verdadeiros, os Adormecidos irão perceber. O Conselho acredita que nenhum mago tem o direito de forçar a humanidade a se acomodar sob um paradigma.
Quando a humanidade alcançar a perfeição – no seu próprio ritmo – a realidade irá avançar ao seu próximo estágio.

Adormecidos

Os magos da Tradição normalmente sentem compaixão pelos Adormecidos. Eles acreditam que todos têm o direito de alcançar seus objetivos pessoais sem influência externa. Todas as culturas merecem iluminação.
Ironicamente, esse sentimento força os magos a proteger o bem estar das mesmas pessoas que, acima de tudo, apóiam o paradigma da Tecnocracia. O ceticismo da humanidade concretiza a ciência e torna os trabalhos místicos cada vez mais difíceis. Um dos aspectos dessa filosofia que perturba os magos é o fato de que os Adormecidos escolheram apoiar a ciência, então as Tradições devem apoiar essa decisão. Alguns magos preferem caminhos um pouco mais preventivos.

Capela Horizonte

O Conselho dos Nove costumava compartilhar uma Capela chamada (erroneamente) de Horizonte, onde mantinha encontros importantes de nove em nove anos e realizava reuniões menos formais com freqüência. Horizonte foi o local de unificação para todos os magos da Tradição e um símbolo da união do Conselho.
Toda essa segurança e simbolismo mudaram recentemente, quando um revolucionário que se acreditava morto incitou muitos magos mais jovens a atacar Horizonte mais abertamente, conduzindo a uma luta dentro da própria Câmara do Conselho. O resultado desse ataque teve como conseqüência o engrossamento da Película. Diante da quase total inexistência de contatos confiáveis entre Horizonte e os magos ligados à Terra, o símbolo perdeu grande parte de seu poder. Com a morte de muitos Conselheiros, o ideal de união das Tradições se encontra despedaçado.
Alguns magos buscam estabelecer uma segunda Capela Horizonte na Terra, onde eles possam se reunir, coordenar-se e restabelecer sua antiga união novamente – ou talvez alcançar um sucesso ainda maior. Somente o tempo poderá dizer se esse novo esforço poderá ser bem sucedido.

Nenhum comentário: