quarta-feira, 8 de abril de 2009

Tradição Verbena 2


Dando continuidade à tradução do Livro da Tradição Verbena, ainda estou postando as consideração iniciais sobre essa Tradição:

VIVENDO A VIDA PLENAMENTE


"Para o Verbena, a vida é o grande presente e a grande responsabilidade"
For the Verbena, life is the greatest gift and the greatest responsibility

"A vida não é toda prazer. A vida é frequentemente dolorosa e difícil,É trabalho e as tarefas mundanas que têm que ser executadas, dia sim, dia não".
Life is not all pleasure. Life is often painful and difficult. Life is often work and mundane tasks that have to be performed, day in, and day out.

"Mais importante ainda, a vida é breve, e todas as coisas morrem em seu tempo. Se não fossem estas coisas, os prazeres da vida seriam diminuídos, sem contraste para dar-lhes a forma e o significado. A vida é o contrapeso entre o prazer e a dor, a alegria e a amargura, a vida e a morte."
Most importantly, life is fleeting, and all things die in their time. If not for
these things, then the pleasures of life would be lessened, without contrast to give themshape and meaning. Life is about balance, between pleasure and pain, joy
and SOTTOW, life and death.



ESPERANÇA E MEDO NO ESCURO

"(Eles) abraçam muitas das coisas que a sociedade 'polida' faz de tudo para esconder, como sexualidade, sangrias e o primitivo e primordial lado da vida."
They embrace many of the things that “polite” society does its best to conceal, such as open sexuality, bloodletting and the primitive and primal side of life.

Podemos perceber, nesses trechos do livro, que os Verbena são pessoas autênticas, que amam a vida, em suas várias facetas, desde o nascimento, animais e plantas, a sexualidade, a morte, e que possuem uma compreensão do todo que é a vida, maior que a maioria das pessoas, bem como de forma mais verdadeira e natural. A maioria das pessoas, afastadas do convívio direto com essa natureza viva e misteriosa, talvez considere "bárabros" os costumes dos Verbena, mas eles apenas reproduzem um comportamento que os antepassados tinham, sem taantas regras, sejam políticas, sociais ou religiosas...Talvez, por isso mesmo, os Verbena sejam mais tranquilos, menos stressados, mais ligados ao mundo que os rodeia... (conclusões minhas)

Nenhum comentário: