terça-feira, 3 de agosto de 2010

Egbert de Wessex

Egbert, governante de Wessex, nasceu em 770 e morreu em 839. Ele é considerado o "primeiro Rei da Inglaterra", após unificar alguns dos Reinos da Heptarquia.
Filho de Ealhmund of Kent e uma mulher desconhecida, Egbert tinha uma meio-irmã Alburga, mais tarde reconhecida como santa. Alburga foi casada com um Ealdorman (uma espécie de Conde moderno) de Wiltshire que depois da morte deste tornou-se freira. Embora não se saiba a data e não haja dados, as vezes é suposto que Egbert casou-se com Redburga (ou Raedburh) provavelmente uma cunhada de Carlos Magno. Esta teoria reforça a tese do porque Egbert ter passado boa parte do tempo e ter laços fortes com a corte real dos Francos. Entretanto não há evidências da existência desta rainha.
O número de filhos de Egbert é incerto. Entretanto Ethelwulf que governou Kent, Essex, Surry e Sussex, era seu filho. Algumas versões da Crônica Anglo-Saxã dizem que Ethelstan era filho de Egbert, mas na verdade ele era seu neto.
Quando Cynewulf (Rei de Wessex antes de Egbert)foi assassinado em 786, Egbert reclamou o trono. porém Offa, rei da Mércia, apoiou Beorhtric contra Egbert. A Crônica Anglo-Saxã diz que Egbert passou três ou treze anos na França exilado por causa de Offa e Beorhtric. Na época do seu exílio, a França era governada por Carlos Magno, que mantinha uma influência dos francos na Nortúmbria e era conhecido por apoiar os inimigos de Offa no sul. Beorhtric morreu em 802 e Egbert tornou-se rei de Wessex provavelmente com o apoio de Carlos Magno e do papa. Na Mércia havia oposição a Egbert, e no dia de sua posse Hwicce (que formou um reino separado da Mércia) atacou Egbert sob a liderança de Ethelmund, um Ealdorman de Hwicce. Na batalha morreram tanto Ethelmund como Weohstan, marido de Alburga.
Em 815, Egbert devastou todos os territórios dos galeses ocidentais, que provavelmente nesta época não incluiam muito mais que a Cornualha; provavelmente desde seu reinado a Cornualha pode ser considerada sujeita a Wessex.
Em 825, Egbert derrotou Beornwulf, rei da Mércia, na batalha de Ellandun. Esta batalha determinou o fim da dominação mércia sobre o sudoeste da atual Inglaterra e Egbert tornou-se o oitavo Bretwalda e primeiro rei anglo-saxão. A crônica diz que Egbert enviou seu filho Ethelwulf a Kent com uma grande tropa e segundo esta mesma crônica, Kent, Essex, Surrey e Sussex submeteram-se a Ethelwulf. Para consolidar estas conquistas, em 827 foi fundada o reino da Inglaterra.
Em 829 o rei conquistou Mércia e Eanred, rei da Nortúmbria, o aceitou como senhor depois de recusar-se a brigar contra ele em Dore (hoje um subúrbio de Sheffield). Em 830 liderou com êxito uma expedição contra os galeses e nesse mesmo ano, Mércia reconquistou sua independência sob a regência de Wiglaf, ainda que não exista certeza sobre a origem desta independência, uma rebelião ou resultado de uma concessão de Egbert a Wiglaf. Em 836 Egbert foi derrotado pelos daneses, mas em 838 ganhou uma batalha contra eles e seus aliados, os galeses do oeste em Hingston Down na Cornualha.
Egbert morreu aproximadamente no ano de 839 e foi sepultado na antiga igreja de Winchester. Vários cofres mortuários que continham os ossos dos reis de Wessex e da Inglaterra foram transferidos a Catedral de Winchester no século XI. Durante a Guerra Civil Inglesa, os soldados parlamentáres usaram os ossos de Egbert e outros reis para quebrar as janelas da igreja. Os ossos foram recolocados em cofres. Mas é impossivel destinguí-los sem um exame forense (no momento há quatro crânios no cofre de Egbert junto a outros ossos).

Nenhum comentário: