quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Heptarquia Anglo-Saxã

Após a saída dos romanos da Britania, formaram-se Sete Reinos na Ilha: Sussex, Wessex, Essex, Kent, Mércia, Anglia Oriental e Nortúmbria. A eles, damos o nome de Heptarquia. Eles duraram do ano 500 até o ano 850 d.C. (observe o mapa).

Sussex: começou como um Reino, mas provavelmente foi anexado à Mércia, como Ducado. Em 825 foi dominado por Egberto de Wessex (770/839);

Wessex: surgiu juntamente com os demais Reinos, mas em 825 dominou a Mércia e Sussex, e Egberto de Wessex passou a ser o primeiro Rei de uma Inglaterra quase unificada;

Essex: um dos sete que compunham a chamada Heptarquia anglo-saxã da Inglaterra, foi fundado em torno de 500 d.C. e incluía o território dos atuais condados ingleses de Essex, Hertfordshire e Middlesex. O seu nome provém dos saxões orientais (East Saxons, daí "Essex");

Kent: foi um Estado dos jutos no sudeste da Inglaterra, um dos sete reinos tradicionais da chamada Heptarquia anglo-saxã.
As origens do reino são completamente obscuras, já que, devido a sua posição geográfica, recebeu algumas das primeiras ondas de invasões germânicas - um período histórico do qual sobreviveram poucos registros. O nome Kent, anterior aos invasores jutos, advém da tribo celta dos cantiaci, que habitava a área.

Mércia: a evolução da Mércia a partir das invasões anglo-saxãs é mais obscura do que a da Nortúmbria, de Kent e mesmo de Wessex. Conforme pesquisas arqueológicas, os anglos instalaram-se nas terras ao norte do rio Tâmisa em torno do século VI. O termo "Mércia" (Mercia em inglês) vem do inglês antigo e significa "gente da marca" ("marca" na acepção de fronteira, divisa).

Ânglia Oriental: a Ânglia Oriental (East Anglia em inglês) era um reino estabelecido pelos anglos na região hoje pertencente aos condados de Norfolk e Suffolk, na Inglaterra. Integrava a chamada Heptarquia anglo-saxã. Surgiu a partir da união do North Folk com o South Folk ("povo do norte" e "povo do sul", em inglês).

Nortúmbria: a Nortúmbria (Northumbria em inglês) era um reino anglo formado na Grã-Bretanha no início do século VII; é também o nome de um condado, bem menor em território, que sucedeu ao reino. O termo provém do limite meridional do reino, o rio Humber ("north of Humber", norte do Humber). Foi um dos sete reinos da Heptarquia anglo-saxã que deu origem à Inglaterra.

2 comentários:

Anônimo disse...

De onde vc pegou isso, estou usando em um trabalho e necessito das referencias!

Unknown disse...

Isso é simplesmente fascinante, eu amo saber de coisas de um passado distante, e a história desses sete reinos é incrível ❤