Rollo (846/932) foi o chefe viking que assinou o Tratado de Saint-Clair-sur-Epte com o Rei carlos, o Simples, em 911. Por esse tratado, ele se tornou líder da Normandia, provavelmente um Duque.
Segundo a tradição feudal, os duques eram vassalos dos reis, e lhes deviam obediência. Assim, Rollo passou a ser fiel ao Rei. Ele também é identificado como Roberto I.
Por volta de 927, ele passou o título de Duque para seu filho, William I Longsword (também conhecido como Guilherme I).
Guilherme I (893/942) era filho de Rollo e Poppa, e nasceu como cristão (Rollo se convertera em 911). Seu sucessor foi seu filho, Ricardo I.
Ricardo I (933/996) era filho de Guilherme I e Sprota. Ele era um menino quando seu pai morreu, e não conseguiu impedir que Luís IV (filho do Rei Carlos, o Simples), invadisse a Normandia e o prendesse. Somente em 947 ele recuperou a Normandia. Seu sucessor foi seu filho, Ricardo II.
Ricardo II (970/1026) era filho de Ricardo I e Gunnor, assumindo o Ducado da Normandia em 996. E o filho de Ricardo II, também de nome Ricardo, foi seu sucessor.
Ricardo III (997/1027) era filho de Ricardo II e Judith. Sem casar e sem ter filhos, Ricardo III governou durante pouco tempo (cerca de sete anos) e morreu, sendo sucedido por seu irmão, Robert.
Robert I (1000/1035) era filho de Ricardo II e Judith. Assumiu o Ducado após a morte de seu irmão, em 1027 (existe a suspeita de que ele tenha matado o irmão). Seu sucessor foi seu filho, Guilherme.
Guilherme II (1028/1087) era filho de Robert I e Herleva. Quando seu pai morreu, em 1035, ele assumiu o Ducado da Normandia. Em 1053, casou com Matilda de Flandres, tendo dez filhos.
Em 1066, morreu o Rei Eduardo, o Confessor, de Wessex (um dos Reinos Ingleses), sem deixar herdeiros ou sucessores. Assim, surgiram três pretendentes ao trono:
a) Harold Godwinson, Conde de Wessex;
b) Harald III da Noruega (Harald Hardrada);
c) Guilherme II, Duque da Normandia.
Guilherme se apoiava no fato de que sua tia-avó Emma (irmã de Ricardo II) havia sido mãe do Rei Eduardo. Mas, enquanto ele contestava seu direito, foi coroado Harold Godwinson.
Como o Papa Alexandre II o apoiava, Guilherme II organizou um exército e partiu em direção à Inglaterra. Após inúmeras batalhas, Guilherme II conquistou a Inglaterra e, no Natal de 1066 foi coroado como Rei da Inglaterra. Ele passou a ser conhecido como Guilherme, o Conquistador, ou Guilherme I da Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário