sábado, 27 de junho de 2009

As Cortes Celestiais

AS CORTES E OS CLEROS CELESTIAIS

Você já conhece nossa hierarquia, nossas leis e o que acontece quando você não as cumpre... Mas a sociedade é muito mais do que isso. Sociedade também envolve cultura e ofícios... e é disso mesmo que vou falar agora.
Entenda, como a Terra, o Éden possui diversas culturas. Muitas dessas culturas são pequenas ou formam juntas uma quadro global maior, mas há três grandes distinções culturais. Essas distinções separaram os Celestiais em Cortes. As três Cortes do Éden.
As Cortes, além de distinção cultural, também são uma distinção política. A política de uma Corte costuma ser bem diferente da política em outra. Há muita diplomacia e respeito entre Cortes, mas apesar das diferenças, todas seguem o Mandamento Celestial, embora o interpretem à sua própria maneira.
Além das Cortes, os Celestiais também possuem Cleros, que são como “escolas de ofícios.” De acordo com seu Clero, você possui poderes diferentes e um modo diferente de encarar o mundo e a missão dos Celestiais. Muitas vezes, os Cleros são também “profissões,” e de acordo com seu Clero você é treinado para ser melhor em certas habilidades.
Os Cleros costumam estar ligados diretamente às Cortes, porque certos Cleros estão mais ligados à uma cultura ou outra. Isso não é uma norma rígida: muitas vezes um Clero da Corte Ocidental possui membros na Corte Oriental, mas isso apenas quer dizer que a grande maioria é Ocidental.
Originalmente não havia distinção de Cortes, mas conforme os Cleros foram se expandindo e a cultura foi se formando na Terra, o Éden se dividiu. As Cortes existentes são as seguintes:

A CORTE OCIDENTAL

A primeira e, com certeza, a maior das Cortes é a Corte Ocidental. Eu diria que ela se adaptou melhor aos conceitos da sociedade humana do Ocidente, inclusive seus conceitos religiosos. Os Celestiais da Corte Ocidental costumam prezar mais o livre-arbítrio, o dinamismo e a liberdade, e costumam ter a mente mais aberta a novas idéias e conceitos do que os Celestiais
das demais Cortes.
Sete Cleros são predominantes na Corte Ocidental, embora existam membros deles nas outras Cortes. Esses Cleros
são:
Os Cuique Suum são o Clero dos juizes do Éden... Lembra-se de quando falei que nossa justiça era extremamente eficiente? Os Cuique Suum são os responsáveis por ela. Eles detém o poder de sentir a culpa nas pessoas, e são conhecidos como os Anjos da Verdade.
Há também os Líberes, que eu diria que são os nossos “liberais.” Os Líberes costumam se envolver muito com a sociedade mortal, e por isso vivem assimilando novos costumes, maneirismos e tendências. Eles costumam ser bem mais “animados” que os Celestiais em geral. De fato, muitos gostam de agir como os jovens mortais. Eu diria que os Líberes são sempre modernos e adaptáveis, e aí é que está a principal característica deles: a facilidade de se entender com a sociedade mortal.
Se os Líberes são sempre adaptáveis, os Princeps já não o são. Descendentes de ninguém menos que o Arcanjo Miguel, eu posso dizer com toda a certeza que os Princeps prezam a tradição, e têm uma leve tendência a gostar de poder político. Os Princeps são os líderes da Corte Ocidental, e possuem muito carisma e poder de liderança. Mas os Princeps não governam sozinhos. Eles dividem os poder com os Sancti, o Clero fundado pelo Arcanjo Rafael. Os Sancti são curandeiros e guerreiros, e zelam por cuidar dos mortais. O Clero ensina que se deve manter a paz, mas que não
se pode fugir caso venha a guerra, e portanto são talentosos tanto no combate como na cura. Os Sancti possuem um prestígio imenso, e por isso são tão capazes de liderança quanto os Princeps.
Mas o Éden não se apega somente à tradição de Sancti e Princeps... Os novos tempos têm trazido diversas surpresas
para o Éden, meu amigo... e isso se reflete num Clero formado no século passado, que acredita que a vida tanto no Éden como
na Terra pode ser beneficiada pela tecnologia. Esse Clero é o dos Tecnoanjos. Ah, vejo que está confuso... misticismo e tecnologia parecem meio contrários, não? Mas não pense em “anjos biônicos.” Isso é ridículo... um Tecnoanjo é como eu ou você... seu nome se deve à tendência deles de mexer com tecnologia.
Mas o que seríamos de nós, com inventores, líderes e juizes, se não tivéssemos nossos soldados, nossos guerreiros sagrados? Embora todos os Cleros possuam guerreiros, o Clero dos Venatores é formado por lutadores, possuidores do Fogo Celestial e campeões nas lutas contra o Inferno e a Destruição. Os Venatores são um Clero poderoso, meu amigo... e são um
dos Cleros mais antigos, fundado por ninguém menos que Gabriel em pessoa.
O último dos Cleros predominantes da Corte Ocidental é o meu Clero. Os Veritatis Perquiratores, também
chamados de “Anjos da Sabedoria” ou “procuradores da verdade.” Nós, Perquiratores, buscamos conhecimento, principalmente relacionado ao mundo sobrenatural. Somos os sábios, os historiadores e os místicos do Éden, e sobre nós pairam diversas obrigações. Afinal, conhecimento é poder...

A CORTE ORIENTAL

A segunda maior Corte de Celestiais é a Corte Oriental. Você já deve ter ouvido falar do misticismo e o tradicionalismo oriental... pois eles se refletem na Corte Oriental, que tende a seguir tradições rígidas, códigos de honra pessoal e são extremamente místicos. Enquanto apenas os Veritatis Perquiratores são místicos na Corte Ocidental, todos os Cleros do Oriente costumam ter tendências místicas, embora nenhum deles seja estudioso ou pesquise os poderes sobrenaturais do mundo. Eles não se baseiam em fatos, como nós. Eles acreditam em crenças antigas e milenares.
Dois Cleros Ocidentais têm presença forte na Corte Oriental: os Sancti e os Cuique Suum. Mesmo os do Oriente precisam de juizes e curandeiros. Outros Cleros também têm presença aqui, bem mais rara. Só que esses Cleros não seguem mais a tendência Ocidental, ao invés disso se adaptaram ao Oriente. Isso é um fato interessante, pois o contrário não ocorre. Os dois Cleros Orientais existentes são exclusivamente Orientais, e não participam da política do Ocidente.
O primeiro dos dois Cleros Orientais é o dos Hun Xian, que no Ocidente são mais conhecidos como Wakizashi, em homenagem a um tipo de espada tipicamente usada pelos Serafins deles. Os Wakizashi são os líderes da Corte Oriental, e acredite em mim, são tremendos lutadores. Um Wakizashi lutar é como um espetáculo, e mesmo eu já fiquei boquiaberto mais de uma vez. Eles se movem com uma graça sem igual, aplicando golpes de força inigualável. Realmente, algo impressionante para qualquer um.
Por outro lado, os Kage, também chamados de Shinobi no Ocidente, não têm a mesma graça e esplendor de seus líderes. Os Shinobi são guerreiros das sombras do Oriente, e são tão perigosos que até mesmo eu os temo. Ver um deles lutar é algo aterrorizador, pois eles não lutam como Celestiais, mas sim como demônios. Apesar de seus meios sombrios, eles são
Celestiais como nós... há apenas uma diferença cultural muito grande entre Oriente e Ocidente.

A CORTE DOS MALAKI

A terceira Corte do Éden é composta pelos Malaki, os Celestiais Muçulmanos. Os Malaki são uma corte bem menor do que as demais, mas ainda assim possuem uma quantidade considerável de membros. Eles possuem jargões bem diferentes dos nossos... “Malaki” é o mesmo que Celestial para eles, e o Éden é chamado de “Al-janna.”
Os Malaki são um grupo sábio. Como os Ocidentais, eles costumam ser diretos ao tratar de seus problemas. Como os
Orientais, eles prezam muito suas tradições. Por outro lado, eles não têm nem o misticismo oriental nem o dinamismo ocidental.
Os Malaki não têm Cleros próprios. Ao invés disso, eles são formados pela divisão muçulmana dos Cleros Ocidentais. Eles são liderados pelos Venatores muçulmanos, e os Cleros mais presentes entre eles são os Sancti e alguns Veritatis Perquiratores.

OS CLEROS INDEPENDENTES

Existem, porém, Cleros que não pertencem a nenhuma Corte em particular. Eles vivem distantes da política do Éden, embora alguns de seus membros possam fazer parte das três Cortes. Existem quatro Cleros independentes, e alguns dizem que há um quinto, embora eu mesmo não tenha muita certeza...
O primeiro desses Cleros são os Mors Sancta, que são inclusive ligados aos Veritatis Perquiratores... nosso fundador foi o mesmo Primus, um Arcanjo de grande sabedoria chamado apenas de Veritatis. Os Mors Sancta, ao contrário de nós, não costumam participar das políticas do Éden. Como os Perquiratores, eles se interessam muito pelo misticismo e mistérios sobrenaturais, mas eles têm uma predileção em conhecer o segredo da vida, da morte e da alma. Muitos adotaram o Purgatório dos mortos como seu lar, e os Mors Sancta raramente são vistos no Éden.
O segundo Clero independente é o dos Primordiais. Os Primordiais não têm cultura nem poderes únicos, e são mais
um grupo de Celestiais “sem Clero” do que um Clero real. Eles não têm líderes, nem qualquer espécie de união entre si, e são muito independentes. Como tal, costumam estar fora das Cortes, mas muitos deles pertencem à Corte Ocidental, à Corte Oriental ou aos Malaki.
Em seguida, vem o Clero dos Superviventes. Os membros deste Clero também passam muito pouco tempo no Éden, e são conhecidos por viajarem muito. Os Superviventes são andarilhos e são muito difíceis de se encontrar. Eles defendem a
causa da Luz como todos nós, porém, mas ao seu próprio modo. Superviventes são conhecidos pela tendência de surgir do
nada, ajudar como podem, e partir quando o problema estiver resolvido...
O último Clero independente não tem um nome único... é, isso mesmo, um Clero sem nome, mas com uma cultura tão singular e uma união tão forte que eles são indiscutivelmente um Clero. O nome mais comum dado a eles é o nome “Xamãs,”
e eles próprios muitas vezes usam esse nome. Os Xamãs seguem uma cultura indígena ou aborígene, e têm fortes ligações com a Terra, a natureza e os espíritos. Eles costumam ser sábios e pacíficos, mas um Xamã enfurecido pode lutar como um guerreiro feroz e hábil.
Bem, esses são os 13 Cleros do Éden. Houve um outro Clero no passado, chamado Spiritus Latro, mas pelo que sei eles não existem mais. Foram destruídos há um século quando o Inferno tentou invadir o Éden... é uma pena... dizem que eles
tinham grandes poderes de proteção, e podiam imbuir grandes poderes em mortais... Há quem diga que os Latro ainda existem, mas se isso é verdade, então jamais vi nenhum deles em minha longa existência. Que eles não sejam esquecidos, porém...

Nenhum comentário: