sexta-feira, 19 de junho de 2009

AS CASTAS E OS COROS CELESTIAIS

A consciência classificatória também encoraja brincadeiras do tipo “maior
que Deus,” nos quais você fica se exibindo. As pessoas gastam muita energia
definindo em que estado estão, como se a consciência fosse uma escola cósmica
de gramática, na qual os alunos da terceira série tivessem o direito de se sentirem
superiores aos que estão no jardim de infância. O importante não é em que nível
estamos, e sim o que estamos aprendendo.

— Starhawk, The Spiral Dance

O Éden possui Castas e Coros. Lembra-se de quando eu disse que era um Arcanjo? Bem, existem três Castas. A primeira, a qual você pertence não tem nome definido, embora alguns chamem de “iniciados.” Os da primeira Casta ainda não aprenderam tudo o que precisam, e ainda estão sujeitos a um mentor. No seu caso, eu sou seu mentor.
A segunda Casta é a dos Anjos, que são aqueles que já não precisam de um mentor, e estão livres para trilharem seu caminho. A grande maioria dos Celestiais pertence à Casta dos Anjos.
A terceira e última Casta é a dos Arcanjos, que são aqueles que já possuem grande experiência, e são tidos como “os mais antigos e sábios.” Eu sou bem jovem para ser um Arcanjo, tenho apenas um século de vida celestial, mas consegui
alcançar minha posição graças a meus feitos... fui muito ativo.
As Castas são só uma classificação menor, e apenas para diferenciar os papéis e o prestígio de cada Celestial. A hierarquia do Éden é bem mais complexa, dividida em 13 Coros. Você pertence ao mais baixo dos Coros, porque renasceu
recentemente, mas conforme você se esforçar, irá subir em Coro. Lembra-se de quando me viu pela primeira vez? Você deve ter sentido uma sensação estranha. Bem, você pode sentir meu Coro. Instintivamente você sabia que eu era um Celestial e que meu Coro era superior ao seu. Pois bem, essa é uma característica natural dos Celestiais. Podemos sentir se um outro é de Coro superior ou inferior, embora não possamos
determinar com exatidão qual o Coro um do outro.
Castas e Coros estão intimamente ligados. Cada Casta possui alguns Coros que a compõem. Quando você avança paramum Coro pertencente a outra Casta, você automaticamente passa a pertencer à nova Casta.

A PRIMEIRA CASTA (“Iniciados”)

Como eu havia dito antes, você renasceu recentemente, e por isso ainda pertence à Primeira Casta. A Primeira Casta é composta por três Coros, que são simplesmente “níveis de aprendizado.” Durante seu período como aprendiz, você terá a mim
e a outros como mentores, e entenderá melhor como é a sociedade do Éden. Bem, os Coros da Primeira Casta são:

1) ALMAS PURAS: Você pertence ao primeiro Coro, o Coro das Almas Puras. Ainda não decidiu qual a sua Trilha de Pureza e ainda não compreende bem como será sua nova vida... As Almas Puras estudam com um mentor apenas, que ensina-as o básico sobre o Éden e sobre ser um Celestial.
Você deve estar meio chateado por ser de Coro baixo... mas não se preocupe... em cerca de um mês já estará em um novo Coro... Ninguém é Alma Pura por muito tempo, pois você irá subir quando tiver compreendido melhor sua nova vida.

2) APRENDIZES: Assim que deixar de ser uma Alma Pura, você passará a ser um Aprendiz. Ainda terá a mim como mentor, mas terá a liberdade para viajar pelo Éden e poderá procurar tutela de outros. Os Aprendizes sempre têm responsabilidades para com seus mentores originais, porém... assim, você vai... por assim dizer... “trabalhar” para mim. Não se preocupe, são apenas servicinhos leves e que ocorrem no Éden apenas. Aprendizes não têm permissão para deixar o Éden. Fazer parte do Coro dos Aprendizes também é uma experiência rápida. Uns poucos meses apenas. É nesse período que você aprenderá como é o Éden, e terá liberdade para interagir com outros Celestiais.

3) LIBERTADOS: Quando você se tornar um Libertado, já terá bastante conhecimento sobre si mesmo e sobre o Éden. Já será um cidadão livre, embora ainda possa pedir ajuda e conselhos ao seu mentor... que no caso sou eu... A partir do Coro dos Libertados, você é ensinado a utilizar seus Spiritus Factu. O que são os Spiritus Factu? Lembra-se de quando eu falei em poderes que você podia ter canalizando sua energia? Pois bem... Spiritus Factu são os Poderes Celestiais. A maioria das Almas Puras e Aprendizes já terá desenvolvido instintivamente alguns Spiritus Factu, mas é partir do Coro dos Libertados que você terá uma tutela extensiva no uso destes poderes.
Além do aprendizado de Poderes Celestiais, os Libertados também são ensinados a respeito da Terra e sobre a criaturas sobrenaturais que lá vivem. Sim, meu amigo, Celestiais não são os únicos seres sobrenaturais... vampiros, lobisomens
e demônios existem... mas você aprenderá sobre eles mais tarde.
Os Libertados são o último Coro da Primeira Casta. Aprender poderes não é simples, porém, nem é fácil adapta-lo à Terra e ao conhecimento sobre o mundo oculto... o período que você passará como Libertado terá entre seis meses e um ano. Ao final dele, você já entenderá como desenvolver seus poderes sozinho, e saberá o suficiente para sobreviver fora do Éden.

A CASTA DOS ANJOS

Uma vez que você deixa o Coro dos Libertados, passa a ser considerado um Anjo. O que os Anjos fazem? O que quiserem... dentro das leis do Éden e de suas Trilhas de Pureza, claro... Anjos são livres para agir como acharem melhor e raramente é preciso que alguém fique mandando a eles fazer alguma coisa.
A maioria dos Celestiais das Castas dos Anjos e Arcanjos acaba formando pequenos grupos com objetivos e métodos comuns. Alguns desses grupos se estabelecem em cidades na Terra e se infiltram entre os mortais, outros viajam de lugar a lugar, enquanto outros permanecem no Éden aguardando que as coisas aconteçam. De qualquer forma, todos buscam agir contra as forças das trevas e em prol da humanidade, e todos sempre se mantém em contato com o Éden...
Bem, existem seis Coros de Anjos. O tempo que alguém permanece nesses Coros é consideravelmente maior do que nos Coros anteriores. A maioria dos Celestiais demora décadas ou mesmo séculos para deixar a Casta dos Anjos e se tornar um Arcanjo.

4) ANJOS MENORES: O primeiro dos Coros de Anjos é o dos Anjos Menores. Eles acabam de atingir o Status de Anjo, e portanto ainda estão muito ligados ao Éden, são um tanto cautelosos e muito inexperientes. Apesar disso, são livres, e a maioria que ainda não possui um círculo de amizades busca se unir a algum grupo de Celestiais, para que possa aprender com eles e para que possa acompanha-los em suas missões.

5) OFANINS: Quando um Celestial torna-se Ofanim, o segundo Coro dos Anjos, é porque já possui experiência e já está mais maduro. Ele já compreende melhor como é o mundo e como agir com as criaturas sobrenaturais. Infelizmente, a maioria dos Ofanins também já se vê erroneamente como capaz de se virar sozinho. Eles são mais impulsivos, e acabam cometendo erros. Isso não é sempre o caso, mas é bastante comum. Infelizmente, esse comportamento mais impulsivo pode ser prejudicial, e não são incomuns Ofanins destruídos por demônios.

6) ABENÇOADOS: Após o Coro dos Ofanins, vem o Coro dos Abençoados. Se os Ofanins agem como adolescentes impulsivos, os Abençoados costumam já ter entendido que, mesmo com grande poder, devem ser cautelosos. Os Abençoados costumam ser bem mais maduros que Ofanins e Anjos Menores, e têm mais segurança em si mesmo, sem se deixar levar por impulsividade.

7) VIRTUDES: O Coro seguinte é o dos Virtudes, ou “Virtuosos,” como alguns os chamam. Além de estarem mais maduros, os Virtuosos também começam a desenvolver o verdadeiro potencial dos Celestiais. A partir do Coro dos Virtudes, você vai estender suas habilidades, e sua força, sua inteligência ou seus conhecimentos passam a ter um potencial muito mais do que o de um mortal. É a partir deste Coro que se começa a ampliar suas capacidades para além dos mortais, e a cada Coro seguinte, o potencial do Celestial sobe mais e mais.
Infelizmente, poder pode cegar, e mesmo o amadurecimento não impede que os Virtudes caiam em tentação...
Lembre-se, meu amigo, podemos ser Celestiais, mas ainda assim somos humanos. E humanos erram. Poder pode corromper muito, se nos deixarmos levar por ele.

8) ELOHINS: Após os Virtudes, vem o Coro Elohim. Penúltimo dos Coros de Anjos, os Elohins já aprenderam a conviver com o poder latente que cresce neles, e por isso costumam estar mais a salvo de tentações do que os Virtuosos. Elohins começam, porém, a notar que eles têm muito mais importância no universo do que quando eram jovens Celestiais.
Com grande poder, vem grande responsabilidade, e um Elohim que ignore isso dificilmente conseguirá avançar em Coro.

9) TRONOS: O maior dos Coros de Anjos, os Tronos, ou “Soberanos,” têm um potencial considerável. Um Trono normalmente será um ser responsável e seguro de seus poderes, mas também será orgulhoso... e mais uma vez, nós somos apenas humanos, e orgulho pode se tornar uma falha grave...

A CASTA DOS ARCANJOS

Como pode ter notado, a cada Coro, conforme o Celestial vai descobrindo seus poderes, ele também sofre tentações e corre riscos... Aqueles que passaram por todas as dificuldades sem decair, ou sem acabar ficando “presos” a um Coro, tornam-se
Arcanjos. Um Arcanjo continua a ser livre, como um Anjo, mas quase sempre se vê com novas responsabilidades. A sociedade Celestial e os Cleros necessitam de Arcanjos como coordenadores.
A maioria dos Arcanjos passa mais tempo no Éden que na Terra, devido às suas responsabilidades. Talvez exatamente por isso muitos Celestiais preferem continuar como Anjos ao invés de avançar em Coro, para que possam continuar ativos na Terra.

10) ARCANJOS MENORES: Vem então o primeiro dos Coros de Arcanjos. Os Arcanjos Menores costumam receber a tutela de um Arcanjo mais antigo, para que se adaptem ao status de Arcanjo. É esperado deles que saibam tomar
riscos e possam liderar grupos de Anjos, assim como também precisam aprender a ensinar, caso venham a ser tutores de novos Celestiais.

11) QUERUBINS: Após os Arcanjos Menores, vêm os Querubins. Eu sou um Querubim, por exemplo. Atingi este Coro há poucos anos... Querubins são muito respeitados, e espera-se deles sabedoria, calma e principalmente
responsabilidades.

12) SERAFINS: Por fim, vem o Coro dos Serafins, o mais alto Coro que um Celestial pode alcançar. Os Serafins são
incrivelmente respeitados e são aqueles que administram o Éden. Todo Serafim possui uma área que ele deve coordenar.
Alguns recebem regiões do Éden para administrar, áreas da Terra para vigiar ou algum outro papel de grande importância. A área de influência do Serafim depende do Clero dele.

Nenhum comentário: