segunda-feira, 6 de julho de 2009

O Círculo das Encruzilhadas (The Circle of The Crossroads)

Hoje, vamos ver outro grupo de Verbenas...O Círculo das Encruzilhadas.

Círculo das Encruzilhadas: um círculo Verbena dedicado à adoração dos Loas do Vodu, que cresceu fora do contato entre os Verbena e o Bata'a, na região do Delta do Mississippi, perto de New Orleans. O Círculo trabalha para preservar tradições e ritos de Vodu, e estuda muito da cultura africana de raiz. Os membros do Círculo das Encruzilhadas são conhecedores dos segredos dos espíritos e da Umbra, e suas habilidades permitem que naveguem pelas “tempestades de Avatar”. Eles ajudaram a colocar muitos fantasmas e outros espírito agitados acima da tempestade para descansar. O Círculo das Encruzilhadas freqüentemente trabalha com os magos Oradores dos Sonhos.

Vodu Haitiano

No Haiti, uma ilha do Caribe, se desenvolveu o Vodu, também chamado de Sévis Gine ou "serviço africano". Ele possui elementos do Congo e da Nigéria, mas também tem influência dos nativos da região, os índios Taino. Além do Haiti, o Vodu também se desenvolveu na República Dominicana, em Cuba e até nos EUA. Ele é semelhante a outras religiões de origem africana, como o Lukumi (também conhecido como Regla de Ocha ou Santeria) de Cuba, e o Candomblé e a Umbanda do Brasil.

No Vodu, há um "deus" criador de tudo, chamado "Bondje" (do francês "bon dieu" ou "bom deus"). Além de "Bondje", acredita-se em espíritos, que formam 21 "nanchons" ou "nações". Esses espíritos são chamados de "lwa-yo". Um desses espíritos, Ghede, é da fertilidade e da morte. Ele é um dos mais famosos. Mas existem muitos outros...
Os sacerdotes do Vodu são chamados de Hougans e as sacerdotisas são Manbos. Os noviços são "Hounsis".

Mitos e Falsas concepções

O Vodu veio ser associado na mente popular com os fenômenos como "zumbis" e "bonecas do vodu". Enquanto há uma evidência etnobotânica que se relaciona à criação do "zumbi", é um fenômeno menor dentro da cultura rural do Haiti e não uma parte da religião de Vodu em si. Tais coisas caem sob os auspícios do "bokor" ou do feiticeiro antes que do sacerdote. A prática de furar com agulhas "em bonecas vodu" foi usada como um método de amaldiçoar um indivíduo por alguns seguidores do que veio a ser chamado "New Orleans Voodoo", que é um variante local do voodoo.
Esta prática não é original ao "vodu" de Nova Orleans entretanto e tem tanta base em dispositivos mágicos Europeu-baseados tais como a "poppet" quanto o nkisi ou o bocio de África ocidental e central.
As bonecas de "vodu" não são uma característica da religião haitiana, embora as bonecas feitas para turistas possam ser encontradas no Iron Market em Port-au-Prince, capital do Haiti. A prática tornou-se associada ao Vodu na mente popular através dos filmes de horror.

Um comentário:

Anônimo disse...

li também artigos anteriores, adorei saber mais sobre os verbena e os wyck.
achei esse blog pesquisando sobre mago, a ascensão ^^

boa sorte o/