domingo, 26 de julho de 2009

Aúra-Masda (Ahura Ormazd)

Aúra-Masda
Origem: Wikipédia

Aúra-Masda, Aura-Mazda ou Ahura Mazda, em sânscrito: asuras, "senhores", era um dos deuses existentes na cultura indo-iraniana, pré zoroastriana, politeísta, com muitas semelhanças à Índia Védica, dado que as populações que habitavam esse espaço descendiam de um mesmo povo, os arianos (ou indo-iranianos). À época em que Zaratustra nasceu, em grego "Zoroastro", no século VII a.C., os seres vivos naquela sociedade enquadravam-se em duas classes, ambas de características distintas: os ahuras e os daivas ( em sânscrito: deivas, "deuses"). Antes de desaguar no que viria a ser o Zoroastrismo, aquela religião politeísta parte para um dualismo. Os ahuras ou asuras passam a ser vistos como seres que escolheram o bem e os daivas, o mal. Na Índia, o percurso seria o inverso. Zaratustra, segundo uma visão que ele teve, eleva Ahura Mazda (Senhor Sábio) ao estatuto de divindade suprema, após Vohu Mano, a Boa Mente, aparecer para ele e revelar-lhe que Ahura Mazda era o deus supremo que tudo governava.

Significado

Significa Senhor Sábio, a quem se credita o papel de criador e guia absoluto do universo.Dessa divindade suprema emanam seis espíritos, os Amesas Spenta (Imortais Sagrados), que auxiliam Aúra-Masda na realização de seus desígnios: Vohu-Mano (Espírito do Bem), Asa-Vahista (Retidão Suprema), Khsathra Varya (Governo Ideal), Spenta Armaiti (Piedade Sagrada), Haurvatat (Perfeição) e Ameretat (Imortalidade).
Juntos, Aúra-Masda e esses entes travam luta permanente contra o princípio do mal, Angra Mainyu (ou Arimã), por sua vez acompanhado de entidades demoníacas: o mau pensamento; a mentira, a rebelião, o mau governo, a doença e a morte. Seu símbolo era o sol e o fogo, este último atuando como mensageiro entre os homens e Aúra-Masda. Seu profeta foi chamado de Zoroastro (ou Zaratustra) e foi autor do livro sagrado do Mazdeismo, o Zend-Avesta.

Nenhum comentário: