segunda-feira, 7 de julho de 2008

1 - Entendendo o D&D


Ao lado, coloquei fotos das capas dos três livros principais do Dungeons & Dragons: o Livro do Mestre, o Livro do Jogador e o Livro dos Monstros. Tirei as fotos desse site:(http://www.devir.com.br/rpg/dnd.php )
O que pretendo postar aqui é um resumo do Livro do Jogador. Espero que ele possa ajudar aqueles que, como eu, sabem pouco sobre RPG...
Uma coisa que me chamou a atenção foram as Habilidades. Segundo o D&D, o personagem que criamos possui seis Habilidades:
Força (For): a Força representa o potencial físico e a musculatura do personagem. Essa
habilidade é muito importante para os guerreiros, bárbaros, paladinos, rangers e
monges, porque é essencial para as vitórias em combate.
Destreza (Des): a Destreza indica a coordenação motora, a agilidade, os reflexos e o equilíbrio
do personagem. Esta é a habilidade mais importante para os ladinos, mas também
é muito valorizada por qualquer personagem que utilize armaduras leves ou médias
(bárbaros e rangers) ou nenhuma armadura (monges, magos e feiticeiros) e todos que
desejam ser habilidosos com arcos, bestas e outras armas de combate à distância.
Constituição (Con): a Constituição representa a saúde e a resistência do personagem. O modificador de Constituição altera a quantidade de pontos de vida dos seres vivos, logo é
importante para todas as classes.
Inteligência (Int): a Inteligência determina a facilidade que seu personagem tem para aprender e raciocinar. Essa habilidade é importante para os magos, pois afeta a quantidade de
magias que eles são capazes de conjurar, a dificuldade para resistir às suas magias e
o nível máximo desses efeitos. Também é essencial para todos os personagens que
desejam uma ampla variedade de perícias.
Sabedoria (Sab): a Sabedoria representa a força de vontade, bom senso, percepção e intuição
de um personagem. Enquanto a Inteligência representa a habilidade de analisar
informações, a Sabedoria está vinculada à consciência e a atenção do personagem
em relação ao seu ambiente. Um “professor distraído” possui Inteligência elevada e
Sabedoria baixa. Uma pessoa simplista (Inteligência baixa) poderia ter uma excelente
intuição (Sabedoria elevada). A Sabedoria é uma habilidade importante para os
clérigos e druidas, e muito valorizada pelos paladinos e rangers. Se você deseja que
seu personagem tenha sentidos aguçados, selecione um valor alto de Sabedoria.
Todas as criaturas têm um valor de Sabedoria.
Carisma (Car): o Carisma representa a força do caráter, capacidade de persuasão, magnetismo pessoal, liderança, habilidade de influenciar os outros e a beleza física de um
personagem. Essa habilidade representa a força da sua personalidade, não apenas
como ele é visto pelos demais em um cenário social específico. O Carisma é
importante para os paladinos, feiticeiros e bardos, mas também é valorizado pelos
clérigos, pois afeta sua habilidade de expulsar mortos-vivos. Todas as criaturas têm
um valor de Carisma.
No próximo post, vamos entender mais sobre o assunto Habilidades... Bjs a todos!!!

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