quarta-feira, 21 de julho de 2010

O Fim do Domínio Romano na Britania

O Imperador Septímio Severo (146 a 211) foi um dos que tentou conter as rebeliões na Britânia. Sua solução foi a de dividir a região em dois territórios: Britânia Superior (Upper Britain) e Britânia Inferior (Lower Britain). Sua solução fez com que a paz durasse cerca de um século...
Mais tarde, foi a vez do Imperador Constâncio Cloro (250 a 306) tomar providências, desta vez dividindo a Britânia em quatro partes:
1) Maxima Caesariensis (sediada em Londres);
2) Britannia Prima;
3) Flavia Caesariensis;
4) Britannia Secunda.

Mas, enquanto as rebeliões internas eram contidas, as invasões externas se mantinham: no século IV, a Britannia foi invadida por saxões e irlandeses. Muitas fortalezas foram construídas ao longo da costa, a fim de impedir essas invasões.
Esses problemas fizeram com que, aos poucos, as tropas romanas fossem saindo da Ilha e, em 409 d.C., os bretões finalmente expulsaram os romanos de seu território. Uma nova era se descortinava...

Anglos: os anglos são uma palavra inglesa moderna usada para se referir ao povo germano cujo nome deriva-se da antiga região cultural de Ânglia, um distrito localizado em Schleswig-Holstein, Alemanha. Os anglos foram um dos maiores grupos a fixar-se na Bretanha no período pós romano, fundando diversos reinos da Inglaterra Anglo-Saxõnica e instalando-se na Ânglia Oriental, Mércia e na Nortúmbria no século V d.c e seu nome é raiz do nome "Inglaterra".

Saxões: os saxões eram um povo germânico que vivia no território que é hoje o noroeste da Alemanha e o leste da Holanda. Foram mencionados pela primeira vez pelo geógrafo grego Ptolomeu que os localizou no sul da Jutlândia e no atual Schleswig-Holstein, de onde aparentemente se expandiram para sul e para oeste.

Anglo-saxões: é a denominação dada à fusão dos povos germânicos anglos, saxões e jutos que se fixaram no norte e centro da Inglaterra no século V (país que ficou a dever o seu nome a este povo).
Em relação aos saxões, podemos dizer que eram um antigo povo da Germânia, habitantes da região próxima da foz do rio Álbis (atual Elba) e correspondente à atual região de Holstein na Alemanha. O indivíduo desse povo é o saxônico, saxônio ou saxão.

Nenhum comentário: