terça-feira, 20 de julho de 2010

A Britânia Romana

Há muito tempo atrás, a atual Grã-Bretanha pertencia ao Império Romano. Gregos e cartagineses já conheciam os bretões, e até chamavam aquelas ilhas de "Cassiteritas" ("Ìlhas de estanho"), devido ao comércio daquele metal. No século IV a.C., chegaram os celtas, que "dividiram" a região com os bretões.
Mas foram os romanos que conquistaram as ilhas: em 55 e em 54 a.C., Júlio César (100 a 44 a.C.) andou pela região, e derrotou o Rei Cassivelauno, dos bretões. Quase um século depois, o Imperador Cláudio (10 a.C./54 d.C.). Isso ocorreu em 43 d.C. e o Imperador ficou tão animado com a conquista, que chamou de Britânico (41 a 55 d.C.) seu filho.
Mas Cláudio morreu, sem terminar a conquista. Seu sucessor, o Imperador Nero (37 a 68 d.C.), deu continuidade a ela. Foi nessa época que os romanos enfrentaram a Rainha celta Boadicéia, uma lenda até os dias atuais. Londinium (atual Londres) foi destruída nessas batalhas. Entre setenta e oitenta mil pessoas foram mortas nessas batalhas, mas finalmente a Britânia passou a ser romana.
Em 78 d.C., já no Governo do Imperador Vespasiano (9 a 79 d.C.), os romanos chegaram a Gales e à Escócia.
Mas os romanos não ocuparam a Ilha toda. A partir de 120 d.C, o Imperador Adriano (76 a 138 d.C.) ordenou que fosse construída uma muralha, separando as terras romanas daquelas que não foram dominadas. A Muralha de Adriano marcou o extremo Norte do Império Romano, e ainda pode ser vista hoje em dia (ruínas).

Bretões: a Historia Brittonum faz parte de um conjunto de fontes latinas sobre os bretões no período da Alta Idade Média. Antes dela foram escritas The Excidio et Conquestu Brittaniae (540) e Historia Eclesiastica Gentis Anglorum (731), de Beda. A principal importância dessa obra é a de ser a primeira delas a apresentar a figura do mítico Artur, visto no relato como um guerreiro invencível. A existência de Artur não é atestada pela historiografia. Se viveu teria sido um chefe bretão vencedor de doze batalhas contra os saxões no século VI, conforme nos apresenta Nennius.

Fontes:
1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Brit%C3%A2nia_(prov%C3%ADncia_romana)
2 - http://www.anpuhes.hpg.ig.com.br/ensaio2.htm

3 comentários:

Marco antônio disse...

olá, gostaria de informar que o romanos consquistaram a parte da britânia que hoje é a inglaterra , nao consquistaram a escócia devido aos ferozes guerreiros PICTOS. por isso foi construida a muralha de adriano, e foi tambem o fato da 9° Legião ter desaparecido nas montanhas escocesas. este mapa é muito ruim aconselho outro mapa.
S.P.Q.R Forever

sal disse...

Bem, pelo que li, o texto da dona do blog afirma que os romanos "não conquistaram toda a Britânia". Não entendi o esclarecimento !

sal disse...

Ontem o canal pago , Discovery, passou belo documentário sobre a conquista e retirada romana da Britânia. Impressionante a quantidade de artefatos romanos( bem conservados)encontrados ali.