terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os Anjos II

Como já mencionado, a base da doutrina de Zaratustra é o dualismo Bem-Mal. O cerne da religião consiste em evitar o mal por intermédio de uma distinção rigorosa entre Bem e Mal. Além disso, é necessário cultivar a sabedoria e a virtude, por meio de sete ideais, personificados em sete espíritos, os Imortais Sagrados: o próprio Ahura Mazda (imagem), concebido como criador e espírito santo; Vohu Mano, o Espírito do Bem; Asa-Vahista, que simboliza a Retidão Suprema; Khsathra Varya, o Espírito do Governo Ideal;Spenta Armaiti, a Piedade Sagrada; Haurvatãt, a Perfeição; e Ameretãt, a Imortalidade. Estes deuses enfrentam constantemente as forças do Mal, os maus pensamentos, a mentira, a rebelião, a doença e a morte. O príncipe destas forças é Angra Mainyu, o Espírito Hostil, também conhecido como Arimã. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zoroastro

Essa é a versão do Zoroastrismo sobre os anjos. Mas, segundo a revista Veja (22/12/2010), há outros detalhes. Vamos analisá-los:

A forma alada que se consagrou para o anjo talvez seja herança do Faravahar, um símbolo do zoroastrismo para a alma. Mas foi na Bíblia hebraica que o anjo nasceu e prosperou - e de onde migrou para o cristianismo e o islamismo.

Faravahar é a imagem acima, onde vemos claramente um ser que aparenta ser humano, mas que possui asas. Pelo que se conclui do texto, foi essa, provavelmente, a forma que originou a imagem que temos de "anjos".

Gênesis 1:24 - E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Nessa passagem, no livro do Gênesis, são Querubins que impedem Adão e Eva de retornar ao Éden, após serem expulsos. E no livro de Ezequiel, há uma descrição de como eles são:

Tinham a semelhança de homem. (Ezequiel 1:5), E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas. (Ezequiel 1:6), E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro. (Ezequiel 1:10), E, quanto à semelhança dos seres viventes, o seu aspecto era como ardentes brasas de fogo, com uma aparência de lâmpadas; o fogo subia e descia por entre os seres viventes, e o fogo resplandecia, e do fogo saíam relâmpagos; (Ezequiel 1:13).

Podemos perceber que, no Velho Testamento, os Anjos têm uma função de guardiões, e sua aparência não é muito "normal" e nem se assemelha com aquela que temos deles...Mas a revista Veja nos dá maiores detalhes sobre essa questão:

A função primeira dos anjos é a de portar mensagens divinas. Malach, a palavra hebraica para "anjo", quer dizer muito simplesmente "mensageiro" - e o mesmo vale para o grego "angelos", do qual se origina "anjo" em português.

A função de "mensageiro" é percebida no Novo Testamento, nos eventos que precederam o nascimento de Jesus:

1) Em Lucas 1:13, um anjo encontra Zacarias e lhe diz: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João (Batista).

Esse era o Anjo Gabriel: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas (Lucas 1:19)

Meses depois, ele foi a Nazaré, onde falou a Maria: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres (Lucas 1:28). Eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. (Lucas 1:31). Abaixo: a Anunciação, segundo visão do pintor Fra Angelico (1400/1455).

Em Mateus, vemos José querendo deixar Maria, visto que ela estava grávida, e não era dele. Então, o anjo veio a ele em sonho e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo (Mateus 1:20), e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21).

Nesse segundo texto, podemos ter uma visão mais completa do "trabalho" dos anjos. Unindo o que vimos dos anjos do Zoroastrismo com a função de "mensageiros" que a Bíblia lhes conferiu...Logo, veremos outras "facetas" dos anjos...

Nenhum comentário: