terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os Anjos I


Se existe um lugar "problemático" no planeta Terra, esse lugar é o Oriente Médio (foto ao lado). E, entre os países que o compõem, destaca-se o Irã.
Mas não falaremos sobre o atual Irã, e sim sobre o antigo império que existiu ali, o Império Persa, que durou de 705 a.C. até 330 a.C.
Os primeiros governantes desse Império eram descendentes do lendário rei Aquemênes. Por isso, eles eram chamados de Aquemênidas.
Nessa mesma época, viveu Zoroastro, também chamado de Zaratustra. Ele foi o criador de uma religião, chamada de Zoroastrismo ou Masdeísmo.

Um dia Zaratustra estava meditando às margens de um rio quando um ser estranho lhe apareceu. Ele era indescritível, tal a sua beleza e brilho. Zaratustra perguntou-lhe quem era ele, ao que teve como resposta: "Sou Vohu Mano, a Boa Mente. Vim lhe buscar". E tomou-lhe a mão, e o levou para um lugar muito bonito, onde sete outros seres os esperavam.

Vohu Mano, ao que parece, foi um anjo. E os outros sete também:

1) Spenta Mainyu (Spenamino, Hormazd) significa “o espírito criativo santamente”, ele é o espírito de Ahura Mazda, ativo no mundo. Tem a autoridade sobre seres humanos. É o deus da vida e luz e bens personificados no mundo e nos povos. Mais tarde, tornou-se identificado com Ormazd, quando Ahura Mazda (nome sinônimo com Ormazd) se tornou conhecido como Zurvan.

Os "anjos" que acompanham Spenta Mainyu são os Amesha Spenta. Cada Amesha Spenta personifica um atributo de Ahura Mazda assim como uma virtude humana.

* Os Amesha Spentas masculinos presidem elementos masculinos: Fogo (Asha Vahishta), Metais (Khshathra Vairya) e Animais (Vohu Manah);
* Os Amesha Spentas femininos presidem elementos femininos: Terra (Spenta Armaiti), Água (Haurvatat) e Vegetação (Ameretat).

2) Vohu Manah ou Vohu Mano é a “boa mente, inteligência e bom pensamento”, representa a sabedoria de distinção e o pensamento completo exigidos conduzindo uma vida útil. É o gerador de bons pensamentos, de boas palavras e de boas ações. É dado a liberdade a escolher entre bens e o mal, e a responsabilidade colher as conseqüências. É o princípio intelectual e era o primeiro Amesha Spenta criado por Ahura Mazda, e senta-se à sua direita. É o Amesha Spenta dos Animais.

3) Asha Vahishta significa a “verdade e justiça”, é a divina Lei - ele personifica a retidão, a verdade, a ordem, a justiça e o progresso. É a lei universal da precisão íntegro. Cada Zoroastrista esforça-se para seguir o trajeto de Asha em seu sentido espiritual mais elevado e mais profundo. Asha é a personificação da “maioria da verdade íntegra”. Foi o segundo Amesha Spenta a ser criado e preside o Fogo.

4) O “poder íntegro” de Khshathra Vairya denotam o estabelecimento da paz. É escolhida por povos livres e sábios como sua ordem ideal no espírito e na matéria. É a autoridade divina. É democracia na mente e no corpo, no pensamento, nas palavras e nas ações em cada atividade social. Simboliza o auto-controle para incluir seus desejos e órgãos sensoriais da estimulação por objetos do sentido assim como a boa autoridade que arrumadores na prosperidade e no reino de deus. É o Amesha Spenta do Céu (Ar) e dos Metais.

5) Spenta Armaiti significa “a serenidade santa, devoção” igualmente significa a tranquilidade, conformidade santa. É paz e prosperidade. É uma deusa da terra e da fertilidade e filha de Ahura Mazda. Era o quarto Amesha Spenta criado. Personifica a devoção santamente e a obediência íntegro, e igualmente a humildade, fé, devoção, devoto, e assim por diante. É Amesha Spenta da Terra.

6) Haurvatat significa o “a integridade, a saúde e a conclusão”. É o processo de aperfeiçoamento e a conclusão final de nossa evolução material e espiritual. É o Amesha Spenta que preside sobre a Água e é a personificação da perfeição. Guarda as naturezas espirituais e físicas da água, e traz a prosperidade e a saúde.

7) Ameretat significa “Imortalidade”. Junto com Haurvatat, é o objetivo último e representa a conclusão de nosso desenvolvimento evolucionário e a realização final de nossa vida na terra. É associada com as plantas. Personifica a imortalidade e governa os aspectos físicos e espirituais da vida eterna como são simbolizadas nas plantas.

Nenhum comentário: