domingo, 3 de janeiro de 2010

Tipos de RPG

Os jogos de RPG possuem uma grande variedade de modelos. Na verdade, os RPGs são jogos tão abrangentes que muitas vezes é difícil definir até que ponto certas variantes poderiam ou não ser classificadas em um mesmo grupo. No entanto, o básico do RPG é um jogo de interpretação de personagem aonde existe um desenvolvimento tanto do personagem como da história. Com esse conceito básico já definido, podemos então descrever as suas variantes, que de tão distintas poderiam ser classificadas como "tipos" de RPGs. Alguns estão mais ligados à origem do jogo, outros surgiram com o crescimento dos jogos de videogame e da internet. Veja a seguir as várias formas deste jogo:

RPG de Mesa (Tradicional): o RPG com livros, dados, lápis e papel. Surgiu com a publicação de Dungeons & Dragons em 1974 nos Estados Unidos. No Brasil o jogo chegou em meados de 1994, chegando a nós através da fabricante de brinquedos GROW, que vendia uma caixa com fichário, manual de instruções, dados multifacetados e tabuleiro. Esse é provavelmente o estilo de RPG mais conhecido pelo público. Existe hoje uma grande variedade de jogos publicados, e até mesmo revistas especializadas. Apesar do grande volume de lançamentos, o RPG ainda é um passatempo relativamente desconhecido e com um público restrito. Por isso, hoje você encontra os livros com as regras principalmente em grandes livrarias (como a Saraiva MegaStore, Nobel, Moonshadows Livraria, Devir, etc.) e os dados multifacetados em lojas especializadas no ramo (como a Moonshadows Livraria, Metrópolis Quadrinhos, etc.).

Aventura Solo: nesse tipo de jogo é apresentada uma aventura em uma livro ou site, na qual o jogador segue um roteiro diante das possibilidades oferecidas. Em geral, é uma versão simplificada do RPG tradicional. Em muitas aventuras solo você constrói um personagem assim como faria em um jogo comum. A diferença é que não existe uma interação com outros jogadores, por isso, os resultados de suas ações são descritos no próprio livro (ou site). O livro prossegue como uma história comum, até o momento aonde ele permite uma escolha ao personagem - como virar a direita ou a esquerda-. Ao fazer sua opção, o jogador é indicado a pular as páginas até uma página específica, aonde estarão descritos os acontecimentos posteriores. É uma narração não-linear, porém de fácil aprendizado.

Live Action: ao invés de rolar dados numa mesa, cada jogador realmente interpreta um personagem como um ator. O estilo lembra muito uma peça teatral, embora não exista um roteiro a se seguir, o jogador improvisa as falas e interpreta as cenas durante todo o jogo. Além disso, é muito comum os jogadores se vestirem a caráter, com roupas medievais ou num estilo mais gótico (dependendo do cenário do jogo) de forma a criar um ambiente de maior verossimilhança, assim como no teatro. Mesmo com tanta liberdade para os textos e ações, ainda há um Narrador, que atua como um diretor, que organiza e aplica as regras do jogo, para o bom desenrolar da história.

RPG Online: com o crescimento da comunidade RPGista na Internet, muitas formas de jogo foram apresentadas aos jogadores, mas nenhuma simula tão bem o jogo tradicional como o RPG Online. Nessa forma de jogo, os jogadores se encontram na net através de programas de Mensagens Instantâneas (Como ICQ/MSN/IRC) e usam um software que apresenta as fichas, dados entre outros recursos para simular o jogo. De forma geral, os sistemas de regras usados são os mesmos do RPG tradicional, só a forma de se reunir os amigos é que muda. O software mais utilizado é o RRPG.

Pbem (Play by E-Mail): nos Jogos por E-Mail, cria-se um grupo no qual todos os participantes inscritos recebem as mensagens com a história do jogo. O Narrador manda a situação em que os personagens se encontram baseado em suas decisões, então os jogadores mandam as respostas dizendo o que seus personagens fazem diante dos desafios propostos. Ao receber essas mensagens o narrador analisa cada resposta, então pensa no que acontecerá e manda uma nova mensagem para os jogadores. E esse ciclo se repete indefinidamente. A melhor maneira de realizar um jogo desses é criando uma lista no MSN Groups ou Yahoo Groups.

PbF (Play by Fórum): mais um estilo de jogo pela Internet. Em Jogos por Fóruns, os jogadores se inscrevem num fórum e o jogo rola no mesmo esquema do PBeM, o Narrador posta a ação e os jogadores postam as reações. Esse tipo de jogo é um pouco mais lento, porém produz textos mais elaborados, criando ao fim uma grande história que já estará registrada e disponível para todos; sendo esta a principal diferença do PBeM. Existem outros tipos de PBeM, como de Jornada nas Estrelas. Hoje existe a variação PbO - Play by Orkut, para RPGs criados e jogados pelo Orkut.

MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Playing Game): é um termo em inglês para RPG Online para Múltiplos Jogadores. É um mundo virtual no qual você pode interagir com milhares de jogadores em tempo real, esse estilo de jogo vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo, e no Brasil é uma das atrações mais procuradas em lan houses. Cada jogador acessa um servidor onde encontra muitas outras pessoas, com quem podem se comunicar, fazer trocas, negociações; tudo isso afim de conseguir as melhores espadas, escudos, elmos, etc. Todo esse equipamento é procurado para que os personagens possam enfrentar monstros de todo tipo, ficando assim mais fortes. Provavelmente o mais conhecido de todos é o Tíbia, que foi um grande propulsor do estilo, o mais antigo MMORPG é o Ultima Online existente desde 1998, contudo no Brasil outros MMORPG vem conquistando muitos fãs, como o excelente Ragnarok e o lotado World of Warcraft, porem no Brasil o recordista de jogadores é o MU Online com diversas versões. Tibia também é um ótimo exemplo de MMORPG.

RPG Eletrônico: esses são os jogos de videogame, grandes títulos fizeram uma legião de fãs nos últimos anos, tais como Final Fantasy, Chrono Trigger... Esses jogos possuem algumas características em comum que fazem deles RPGs: interação com outros personagens, personificação do personagem e o desenrolar de uma história. Além disso são típicos jogos de fantasia medieval onde os personagens ficam mais fortes ao derrotar os inimigos. Recentemente alguns jogos em cenários modernos vêm sendo classificados como jogos com elementos de RPG, tal como os famoso GTA, por terem um enredo e uma representação de um personagem.

RPG de Mesa (Tradicional) - Sistemas

O RPG atualmente se divide em vários tipos já citados acima. Aprofundando um pouco mais no Rpg (lápis, papel, livros e dados). Há uma variedade de sistemas como: Storyteller, Daemon, RPGQuest, D&D, 3D&T, entre outros.

3D&T: é um sistema simples, indicado para jogadores iniciantes. A facilidade para criação de personagem e o preço acessivel fez desse game um jogo popular no Brasil. O Manual Defensores de Tóquio Terceira Edição Turbinado Ampliado e Revisado veio simplificar ainda mais o jogo, mudando as regras de combate e o sistema de magias.

Daemon: o Sistema Daemon é um sistema que visa simular a realidade dos personagens, o Daemon é aberto a todo tipo de adaptação; as quais acabam se tornando cenários de jogo. Livros como Trevas, Arkanun, Anjos, Demônios, Vampiros Mitológicos, Spiritum, Jyhad, Anime RPG, Supers, Tormenta e NeoKosmos usam esse sistema para criação de personagens.

Storyteller: o Storyteller é composto por vários cenários, que são conhecidos como: Vampiro: A Máscara, Mago: A Ascensão, Lobisomem: O Apocalipse, entre outros. Sobre o primeiro citado, deve dizer-se que é um dos mais divulgados RPGs, tendo um grande número de pessoas que começam a jogar nesse cenário.

GURPS(Generic Universal Role Playing System): é um sistema de jogo genérico, seus livros básicos apresentam regras que podem ser aplicadas em qualquer tipo de cenário, tornando assim o sistema adaptável a qualquer tipo de aventura (medieval, contemporânea ou futurista). O sistema ainda apresenta inúmeros suplementos que detalham ou descrevem cenários, como o GURPS Espacial, voltado ao tema Sci-Fi, GURPS Fantasy que detalha as possibilidades de um cenário medieval, GURPS Banestorm que descreve um cenário para a ambientação de aventuras medievais, entre outros.

D&D: é o acrônimo de Dungeons & Dragons, RPG inicialmente lançado na década de 1970, mas especificamente em 1974 pela TSR, do qual foi a primeira empresa especializada em RPG do mundo que mais tarde foi comprada pela Wizard Of The Coast que tem atualmente os direitos sobre essa franqüia. D&D segue o padrão criado pela WotC que é o D20, sistema do qual permite a personalização para qualquer tipo de cenário. No entanto D&D é focalizado no cenário de Fantasia Medieval.

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