terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Storyteller - Detalhes

Storyteller é um sistema de jogabilidade RPG criado por Mark Rein*Hagen, da editora estadunidense White Wolf que utiliza o sistema D10 (dados de dez faces). Seu sistema é extremamente interpretativo, cujo o principal objetivo é a geração de crônicas (histórias). Seu cenário mais famoso é o Mundo das Trevas. Seu sucessor comercial é o Storytelling.

O Storyteller enfatiza a criação de histórias como prioridade. Os jogadores e o Narrador (que funciona igual a um Mestre) desenvolvem histórias com os personagens desenvolvidos, com um diferencial: Os personagens devem já ter uma história pronta antes do jogo começar (O Prelúdio). Para começar, os jogadores precisam desempenhar ações durante o jogo. Essas ações podem ser puramente interpretativas, todavia, pode se realizar testes. Os testes no Storyteller são feitos comparando pontos e dados. Cada ponto em uma característica equivale a um d10 a ser jogado. Assim, por exemplo, um jogador com 5 pontos no atributo Força tem 5 dados para jogar com seu personagem. Porém um jogada deve ser realizada com uma soma de características. Essa soma é feita de um Atributo com uma Habilidade. Ex: Força + Intimidação (Força = Atributo Físico, Intimidação = Habilidade Talento).
Assim, ainda usando o exemplo acima, se o jogador têm 5 pontos em Força e 2 em Intimidação, ele pode lançar 7 dados. A soma de dados de características distintas gera a chamada parada de dados.

Características

Os personagens no Storyteller são descritos por suas Características. São divididas em 3 tipos básicos: Atributos, Habilidades e Antecedentes.

I) Atributos: envolvem as características pessoais dos personagens. Aquelas a qual eles já nasce com elas, ou as desenvolvem no crescimento. São 3 tipos de Atributos: Físicos, Sociais e Mentais.

a) Físicos: caracterizam-se na descrição do porte físico do personagem. É dividido em Força, Destreza e Vigor.

b) Sociais: são as características de relacionamento dos personagens com a sociedade. É dividida em Carisma, Manipulação e Aparência.

c) Mentais: são as capacidades intelectuais e cerebrais dos personagens. Dividem-se em Percepção, Inteligência e Raciocínio.

II) Habilidades: envolvem todo o aprendizado, habitual e cultural do personagem. Todas as capacidades de ações se desenvolvem pelas habilidades dos personagens. Existem 3 tipos de Habilidades: Os Talentos, as Perícias e os Conhecimentos.

Vantagens

No Mundo das Trevas, as raças sobrenaturais possuem dezenas de formas de energia espiritual para usar seus poderes místicos. Essas "energias" são as Vantagens do Personagem. Nos Vampiros, os Pontos de Sangue e a Humanidade são suas Vantagens. Em Lobisomem, existe a Fúria e a Gnose. Em Mago, existe o Árete e Quintessência. Enfim, todas as criaturas sobrenaturais possuem um tipo especifico de energia sobrenatural. Em comum, todos os seres possuem a Força de Vontade, isto é, uma medida de vontade e perseverança para vencer obstáculos. É algo que determina os seres vivos e os Espíritos.

Vitalidade

O sistema de vitalidade é usado para determinar quão ferido ou saudável se encontra o personagem. É dividida em sete níveis que mostram o número de dados perdidos por ferimento:

Escoriado: Sem penalidades.
Machucado: -1 dado.
Ferido: -1 dado.
Ferido Gravemente: -2 dados.
Espancado: -2 dados.
Aleijado: -5 dados.
Incapacitado: Não pode executar nenhuma ação.

Dano

Dano é marca da perda de vitalidade de um personagem. Geralmente, são causados pelo atributo Força do agressor, e absorvido pelo Vigor do alvo, (desde que seja feito teste de absorção). Existem 3 tipos de dano que podem ser causados aos personagens:

Contusivo: ferimentos causado por socos, chutes, pancadas, cassetetes e martelos. São ferimentos superficiais, que causam menos penalidades que os outros tipos. Pode ser regenerado mais rápido do que qualquer outro tipo de dano, e é absorvível. Não mata se alcançar os 7 níveis. Caso seja, o ferimento precisam ser causados novamente, sendo considerados dano Letal. Representado pela letra C ao lado do nível de vitalidade perdido.

Letal: ferimentos que causam sangramento, cortes, queimaduras de 1º e 2º grau, perfurações por armas de fogo e quebra de ossos. Oferecem a penalidade típica apresentada pelos níveis sendo lentamente regenerado. Podem matar se causados 7 níveis de vitalidade. É representada pela letra L ao lado do nível de vitalidade perdido.

Agravado: ferimentos graves, mutilações, dilaceramento e queimaduras de 3º Grau constituem essa categoria de dano. É o forte tipo de dano causado, dificultando, e muito, a chance de recuperação de um personagem, sendo a forma mais rápida de matar alguém. Matam se causados 7 níveis de Vitalidade. É representada pela letra A ou uma cruz ao lado do nível de vitalidade perdido.

Nenhum comentário: