segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os Anjos IV



Essa pintura foi feita por Marc Chagall (1887/1985) e se chama "Abraão e Os Três Anjos". Ela foi feita entre 1954 e 1967. Por ser judeu, na Rússia, ele não podia estudar. Mesmo assim, com grande dificuldade, conseguiu aprender o básico, e também a pintar. Ele vivenciou a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e a Segunda Guerra Mundial. Ele e sua família fugiram para a América em 1941, mas quase que foram parar num campo de concentração...
Será que por isso, os anjos e as pessoas "flutuando", são comuns em sua arte? Talvez um anjo o tenha inspirado, assim como um anjo inspirou Maria, outro anjo inspirou Maomé...Inspiração! Eis a primeira palavra...Ela que me fez querer ser "anja"...

Mas, além de inspiração, destaco outras, dos textos que postei:

Os Anjos I (28/12/2010) - Os Amesha Spentas masculinos presidem elementos masculinos: Fogo (Asha Vahishta), Metais (Khshathra Vairya) e Animais (Vohu Manah); os Amesha Spentas femininos presidem elementos femininos: Terra (Spenta Armaiti), Água (Haurvatat) e Vegetação (Ameretat).

* segundo a Mitologia de Zoroastro, cada "anjo" ("amesha spenta") presidia algo, alguma coisa. Assim são nossos cleros: cada Clero preside algo determinado: justiça (Cuique Suun), guerra (Venatores), medicina (Sancti), etc.

Os Anjos II (28/12/2010) - Gênesis 1:24 - E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. e A função primeira dos anjos é a de portar mensagens divinas. Malach, a palavra hebraica para "anjo", quer dizer muito simplesmente "mensageiro" - e o mesmo vale para o grego "angelos", do qual se origina "anjo" em português.

* Mais dois detalhes importantes: segundo a Bíblia, os anjos seriam guardiões e mensageiros. No nosso caso (RPG), seríamos guardiões de que? Da Ilha? Das Jóias Elementais? De algo maior, que ainda não foi revelado? E que mensagens trazemos? Boas ou ruins? Vamos em frente...

Os Anjos III (05/01/2011) - Podemos perceber, por estes trechos, que os anjos se dividiram, alguns antagonizando o Altíssimo (Vigilantes), e outros a seu serviço (Sentinelas). Mas eles não se assemelhavam aos humanos, e nem sempre estavam "de acordo"...

* Aqui, algumas polêmica: os anjos se dividiram em "do bem" e "do mal"? A resposta é óbvia: os demônios e os anjos caídos são, de certa forma, "anjos". Então, nem todos os anjos são bons...Além disso, há uma questão específica: fomos humanos? Se a resposta é SIM, então, quanto de humanidade há em nós? Se a resposta é NÃO, então o quanto somos diferentes dos humanos? E estamos sempre a defendê-los? Mesmo que errem?

O que Rainer Maria Rilke quis dizer com essa frase ("todo anjo é terrível")? A revista Veja lembra que, realmente, os anjos são prenúncios de destruição (quando avisam do Dilúvio ou sobre Sodoma e Gomorra), morte (quando o anjo cobra que Abraão sacrifique Isaac) e até mesmo futuros sombrios (imagine alguém dizer que você vai dar a luz ao "salvador da humanidade" e que ele sofrerá muito...).

E, onde quero chegar, com essa reflexão? No fato de que, sendo anjos, somos mais do que apenas "tocadores de harpa". Temos a "faca e o queijo" nas mãos, para nos tornarmos nos maiores guerrieros, nos portadores do bem e do mal, e nas maiores forças da natureza, presentes em Wajo Hill...Fecho esse quarto e último Post com mais um trecho, extraído da Veja:

Nenhum comentário: