sábado, 2 de outubro de 2010

Criando Personagem de RPG

Após algum tempo afastada, retorno ao Blog, para analisar um dos assuntos que mais se discute nas Ilhas de RPG do Second Life: a criação de personagens em RPG.
Num post anterior (novembro de 2008), eu já havia abordado esse tema. Mas, na época, eu era "elfa" e usava o D&D para jogar, e também para fazer meus posts.
Agora, passados dois anos, posso dizer que já "evoluí" nesse quesito, e conheço também o Mundo das Trevas, que aposta em outra forma de criação...

Oras, vão dizer os mais astutos, mas ela pouco conhece de RPG e já tem a pretensão de fazer análises sobre o assunto....Para esses, eu digo que não é o conhecimento profundo de todos os sistemas de RPG que garantem a construção de um bom personagem, e sim a criatividade. A pessoa pode conhecer muito de RPG, mas se for pouco criativa, construirá um personagem pobre. Por outro lado, pode conhecer pouco de RPG, mas ser muito criativa. Quem ganha é o personagem e o jogo (e demais jogadores).

Na verdade, esse texto é mais uma tentativa de animar as ilhas de RPG, que tem se transformado em "ilhas de DCS". Nada contra o DCS, o Meter e outros sistemas de lutas. Mas, para esses que dizem não gostar de RPG eu pergunto: então porque você pertence a um grupo e adota um visual que não é seu? Se o que importa é lutar, então não precisaria criar um visual de vampiro, futurista, elfo, medieval, pirata, etc, não é mesmo?

Bem, paremos com esses "poréns", e vamos pensar no que interessa: como criar um personagem! Para isso, escolhi a imagem acima, retirada do filme "O Senhor dos Anéis" (2001).

Quando vamos assistir um filme, procuramos saber quem são os atores que irão participar dele. No caso do filme "Senhor dos Anéis", muitos atores eramd esconhecidos, e se tornaram famosos depois. Na sequência da foto temos:

1) Viggo Mortensen como Aragorn;
2) Ian McKellen como Gandalf;
3) Orlando Bloom como Legolas;
4) Sean Bean como Boromir;
5) Sean Astin como Samwise "Sam" Gamgee;
6) Elijah Wood como Frodo Baggins;
7) Dominic Monaghan como Meriadoc "Merry" Brandybuck;
8) Billy Boyd como Pippin;
9) John Rhys-Davies como Gimli.


E assim, temos formada a Sociedade do Anel, com dois humanos (Aragorn e Boromir), um elfo (Legolas), quatro hobbits (Sam, Frodo, Merry e Pippin) e um anão (Gimli). Também temos Gandalf, um mago, que aparentemente, é um humano com poderes.

Cinco "raças" ou "espécies" foram criadas aí, cada uma com religião, arquitetura, costumes, cultura, língua, idéias, arte, diferentes umas das outras. E os atores, por serem muito bons, personificaram essas "raças" com destreza e perfeição. Um exemplo disso: você consegue relacionar facilmente o personagem que o ator Dominic Monaghan fez em "O Senhor dos Anéis" com o que fez em Lost?

É claro que o texto de Tolkien ajudou muito, pois sem ele não seria possível para os atores criar seus personagens. A descrição foi importante, para que cada um "imaginasse" como seria seu papel, você não acha? No caso do RPG, o texto é o livro-base, que pode ser encontrado em sites e lidos quantas vezes for necessário.

Mas, nem tudo está descrito no livro. A linguagem de cinema é diferente da linguagem escrita, pois muitas coisas não estão descritas ali. Um exemplo disso são os hobbits. Os atores que interpretaram esses seres minúsculos não são pequenos. Mas tiveram que "entender" como seria dançar, lutar, pular, correr, para um pequeno hobbit. E isso não está explicitado no livro. Entra em cena o "laboratório", onde o ator precisa "compreender" a dinâmica de seu personagem, para que ele se torne o mais realista possível.

O resultado é um filme em que podemos "viajar" e acreditar que tudo aquilo é real. Você não vai imaginar o elfo Legolas mandando parar a luta porque o seu celular está tocando, não é mesmo?

Para um RPG ser perfeito, ou cada vez melhor, apontamos essas fases:

1) leitura do texto-base referente ao personagem que você pretende personificar;
2) preenchimento das lacunas (laboratório, para imaginar o que o livro não explica);
3) pesquisa de lugares, trajes, acontecimentos, para não falar bobagem;
4) trocas de idéias com outros que também personificam a mesma raça;
5) inserção total no personagem, nem que seja por 5 minutos. Nada de "vou pegar água" ou "o celular está tocando", durante o RPG.

Acredito que essas dicas possam ajudar os "leigos" a compreender melhor o que é um RPG e como deve ser um personagem de RPG...Bjs e até o próximo post....Saudades de meus amados...^^

Nenhum comentário: