Uma das visões que se tem dos anjos é a de que são guardiões. Podemos perceber isso no Salmo 91:10 (Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.). 91:11 (Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.) e 91:12 (Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.).
Outra fonte sobre os anjos são os livros Apócrifos (lembrando: os livros "aceitos" na Bíblia são chamados de Canônicos; os livros que "ficaram de fora" são Apócrifos):
No Livro de Tobias 1:25, que é aceito pelos católicos, mas não pelos protestantes, há essa passagem: e um santo anjo do Senhor, Rafael, foi enviado para curar Tobit e Sara, cujas preces tinham sido simultaneamente dirigidas ao Senhor.
Mas o Livro Apócrifo que mais relatos tem sobre os anjos é o Livro de Enoque (ou Enoch). Nele, o Capítulo 7 faz um relato de como duzentos anjos vieram à Terra, sob a liderança de Samyaza, e "tomaram" mulheres humanas, gerando os gigantes. No Capítulo 8 outro anjo, Azazyel (ou Azazel), ensina os "segredos do céu" aos humanos (sortilégios e astrologia). No Capítulo 9, outros anjos (Miguel e Gabriel, Radael, Suryal, e Uriel), avisam ao Altíssimo o que está acontecendo. No Capítulo 10, Ele ordena que avisem Noé (o filho de Lamech) que a terra perecerá sob as águas, e como ele fará para se salvar. Também ordena que se lance Azazyel no deserto, amarrado, e que os outros anjos (Vigilantes) sejam presos embaixo da terra, levados para as mais baixas profundezas do fogo em tormentos, e presos por setenta gerações.
Por esse relato, você já imagina quem sejam Samyaza (imagem abaixo)e Azazel, não é? E, de certa forma, também saberá mais sobre os Nephalins (ou Nephilins).
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Mais adiante, no Capítulo 20, há uma referência aos Sentinelas:
1Estes são os nomes dos anjos Sentinelas:
2Uriel, um dos santos anjos, o qual preside sobre o clamor e o terror.
3Rafael, um dos santos anjos, o qual preside sobre os espíritos dos homens.
4Raguel, um dos santos anjos, o qual inflige punição ao mundo e às luminárias.
5Miguel, um dos santos anjos, o qual, presidindo sobre a virtude humana, comanda as ações.
6Sarakiel, um dos santos anjos, o qual preside sobre os espíritos dos filhos dos homens que
transgridem.
7Gabriel, um dos santos anjos, o qual preside sobre Ikisat, (31) sobre o paraíso e sobre o querubim.
(31) Ikisat. As serpentes (Charles, p. 92; Knibb, p. 107).
Podemos perceber, por estes trechos, que os anjos se dividiram, alguns antagonizando o Altíssimo (Vigilantes), e outros a seu serviço (Sentinelas). Mas eles não se assemelhavam aos humanos, e nem sempre estavam "de acordo"...
No Talmude, os anjos são descritos como "seres de fogo" e o Corão afirma que eles são "seres de luz". Aliás, os muçulmanos não acreditam em "anjos caídos". Segundo a fé islâmica, Malik é o anjo que cuida do Jahannam (Inferno), onde se encontra Shaytan Iblis, um djinn (gênio do mal). O Paraíso é chamado de Jannah.
No Ocidente, quem melhor descreveu os anjos foi São Tomás de Aquino (1225/1274). Tal era sua autoridade sobre o assunto, que ele era chamado de Doctor Angelicus (Doutor Angélico).
Baseando-se nas Escrituras, São Tomás de Aquino dividiu os anjos em três hierarquias e nove coros: "Isaías fala dos Serafins; Ezequiel, dos Querubins; Paulo, dos Tronos, das Dominações, das Virtudes, das Potestades, dos Principados; Judas fala dos Arcanjos, enquanto o nome dos Anjos está em muitos lugares da Escritura".
"Os Anjos são aqueles que anunciam as coisas menos importantes; os Arcanjos, os que anunciam as mais importantes; as Virtudes, por elas se realizam os milagres; as Potestades, pelas quais se reprimem os maus poderes; os Principados, que presidem os próprios espíritos bons".
São Tomás de Aquino afirmava que os anjos eram "criaturas puramente espirituais"...Podiam se manifestar corporalmente, mas eram fruto da inteligência de Deus e não tinham peso, altura e nem cheiro. Não comiam, não bebiam, não se reproduziam, não nasciam e não morriam.
O luterano Jacob Boheme (1575/1624) dizia que eles eram "pensamentos de Deus", com forma humana e desprovidos de asas, tinham boca mas não tinham dentes, pois só comiam dos frutos do Paraíso.
O místico sueco Emanuel Swedenborg (1688/1772) acreditava que, no passado, os anjos haviam sido humanos e mortais, e para onde olhassem, sempre veriam a face de Deus.
O poeta tcheco Rainer Maria Rilke (1875/1926) fecha esse Post com sua frase simples, mas cheia de significados: "todo anjo é terrível"...
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Acima: A Queda dos Anjos Rebeldes (1562), de Pieter Bruegel
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